Wednesday 29 April 2009

Não, "axim n é + esy"!


Não percebo aquela nova linguagem escrita usada normalmente pela malta mais nova. Atenção que eu sou malta nova! Mas a malta que me refiro é ainda mais nova.
Já lhe ouvi chamar, abreviaturas, já lhe ouvi chamar pitês, entre outros. Para mim, aquilo é, basicamente,  estupidez, ou pior, mesmo ignorância de como se escreve!

Erros toda a gente dá, e a escrever rápido às vezes lá calhar, mas outra coisa é escrever estas palavras propositadamente. Dá mais jeito? A mim também me dá mais jeito ir às compras e não pagar! Mas isso seria um assalto! Por isso, façam o favor de não assaltem a língua portuguesa!

Há quem diga, ah e tal é para abreviar, ou facilitar... Mas o mais estupido é que não abrevia nem sequer facilita, nem a escrita nem a compreensão. Demoro quase o dobro do tempo a decifrar um texto que esteja escrito assim: "Td kuul? c amanh kixeres pudemux ir vr u filme a note?" Como..?! Alguém que me arrange um dicionário, se faz favor!

E não são abreviaturas! Há palavras que ficam com os mesmos, ou mais caracteres do que aqueles que tinham antes.
Por exemplo,
concordar - konkordar
bonito - bunituh
lindo - winduh

E fico por aqui antes que vomite... ou melhor, wumiteh...

20 comments:

anf said...

Eu acho que escrevem assim por mania, deve ser cool digo eu, porque não são abreviaturas, nem se podem considerar erros por escrever rapido.
não vale a pena tentar comprende-los
Agora diz-me se eles arranjam emprego e tem de escrever por exemplo uma carta, ou como fazem para escrever uma carta de apresentação. na minha maneira de ver vão ter graves problemas no futuro não achas?

beijinho e fica bem

Myosotis said...

Concordo contigo. Uma coisa é usar abreviaturas como:
q - que
c/ - com
td - tudo
mm - mesmo
pq - porque
na universidade dão imenso jeito para pouparmos tento e conseguirmos "apanhar" tudo, já nas sms também ajuda a poupar umas letrinhas. Agora palavras como as que referistes que alteram completlamente a Lingua Portuguesa e a tornam por vezes quase incompreensível... o que é isso!!

**Beijinhos**

mjf said...

Olá!
Gostei deste post...
Acho que os miudos hoje em dia não são encorajados a ler, a manusear os livros...apenas mexem em teclas...
A Lingua Portuguesa, falada e escrita, anda pelas ruas da amrgura :=((
Gostei do teu espaço
Voltarei


Beijocas

Rafeiro Perfumado said...

Um amigo meu que é professor vê testes com palavras como "kue" ou "akuilo"... volta, palmatória, volta!!!

Madalena said...

loll é o "internês" ...mas tens razão claro!!

Chic Chic said...

depois não sabem escrever correctamente. e futuramente vão precisar de certeza.

maufeitio3

Letinha said...

yah eu também não gosto e mesmo ao telemóvel (desde sempre) escrevi português de portugal! =P

Sabes o que é que eu acho que isto faz? Esta malta chega aos testes ou exames ou mesmo a querer escrever num documento oficial e pimba... "epah como é que se escreve aquilo?" "será que é mesmo assim?"

BURROS!

**

Anonymous said...

Pois é, eu até concordava com abreviaturas nas SMS, porque há um limite de caracteres por cada mensagem, mas algumas palavras ficam mesmo mais compridas. E também não vejo qual é o interesse de escrever assim nos blogues, por isso, sempre que me aparece aqui uma "encomenda" a escrever "axim", mando-a dar uma volta ao bilhar grande.
Beijinho

Karlytus said...

as linguas têm evoluído ao longo dos tempos devido a várias condicionantes.. uma delas é a linguagem oral do povo.. lembro da palavra "bué".. que passou de calão pro dicionário.. tudo pq todos a utilizavam.. contudo o assunto q referes n se trata de evoluçao mas sim, como bem lhe chamas, estupidez..

enfim.. sinais dos tempos..

beijinho

PS: o teu texto tem alguns erros mas nota-se q foi devido à pressa.. lol ;)

Anonymous said...

Há uma enorme diferença entre palavras abrevidadas e palavras assassinadas ;)

beijinhoss

Myllana said...

Não concordo e pra ser sincera acho ridículo!
Palavras abreviadas vá lá mas essa nova linguagem eu dispenso.
Acho "cool" que existem pessoas contra o acordo ortográfico(não que eu seja a favor!) e em contrapartida escrevem dessa maneira...

Bjinho

♥ Guida said...

Ah, eu escrevia assim há uns anos, quando pegou essa pancada e eu tinha... 13 anos!

Creio que este mal já foi quase erradicado. O problema são as "pitas chungas" e as "chungas" mesmo que já foram parar ao dark side (e de lá não voltam!), que continuam a escrever assim :P Tenham 10 ou 100 anos.

Beijinho

Indecisa said...

Sei exactamente do que falas. Tenho uma prima de 18 anos que escreve assim. Quando recebo uma mensagem dela, já sei que é mais um exercicio aqui p'ros meus ricos neuronios.lol

Mas não há maneira de meter na cabeça daqueles miudos que é muito mau. Até porque quando tiverem de fazer os exames nacionais e assim, saem prejudicados!

um bjinho para ti
:)

Last Lion said...

Eu tenho algum habito de escrever abrevido... mas nada dessa paneleirices dos Windus e o caraças!!

Abreviar sim!! Apaneleirar Não!!

Beijokas

Unknown said...

opa...nem te passa.....nao se percebe nada....e insistem em escrever assim-----

Salto-Alto said...

LOOL! Eu também não a percebo!

Spica said...

Já pensei fazer um post sobre isto, a serio! É que nao se aguenta! Uma coisa, lá está, é abreviar, outra completamente diferente é assassinar a LP! --'

' Claudjinha said...

iiii... odeio essa escrita. admito que uso 'q' em vez de 'que' e as vezes 'tb' em vez de 'tambem' mas nada que se compare ! :O

PB said...

Muito obrigado por me teres roubado a ideia que tinha para um post! Lol

coisas minhas said...

bem eu nao posso falar muito eu falo muito pités mesmo.. ja levei varias xs nas orelhas e tou a tentar mudar isso, as xs por ja escrever tanta x mal, acabo por me esquecer como se escreve correctamente e iso sim +e grave..

bjos*