Thursday 24 December 2009

Adoro o Natal!

O dia começa cedo para a minha mãe. Faz os doces que só ela sabe fazer, porque lá em casa mais ninguém tem o mesmo jeito para essas coisas. Depois ela chama-me para a ajudar em alguma coisa e eu respondo:
- Tenho cenas para fazer!
- Que cenas?
- Cenas várias!
Mas acabo por ir ajudá-la.

Durante a tarde aparecem familiares que não vão passar a consoada connosco, mas que querem vir ver-nos e trazer chocolates. E eu também vou visitar a minha afilhada e deixar-lhe um presente para abrir logo à noite.

Ao fim da tarde a casa começa a encher-se. Chegam os meus tios e os meus primos. Gosto deles. Chega o meu avô também. Ele tem a mania de querer cumprimentar toda a gente com beijinhos e abraços, mas os beijinhos picam sempre muito porque a barba não é bem feita, e deixa-me com a cara vermelha. Já os abraços, ele não tem noção da força que faz com pessoas da minha estatura, o que faz com que me sinta esmagada...

Comemos o bacalhau que só o meu pai sabe fazer. É o único que consigo comer. Está sempre toda a gente contente. Volta e meia há gargalhadas porque o pessoal tem a mania que é piadético.

No final do jantar, depois de arrumada a cozinha, sentamo-nos à lareira. Nunca ninguém consegue esperar pela meia noite, por isso é nesta altura que distribuímos os presentes.

Às vezes vamos ainda ao centro da vila onde há sempre uma fogueira grande. Ou então ficamos em casa a conversar ou a jogar até vir o sono.

É bom ter um Natal assim.

23 comments:

PR" said...

Feliz Natal!! :D

Galo said...

Isso é que é um Natal tradicional. Desses eu gosto e tenho saudades dos que passávamos no Alentejo (na terra da "D. Galinha"). Mas já morreram as pessoas mais importantes de ambos os lados e nós, que somos agora os mais velhos, não herdámos a tradição. A soberba tomou conta da cabeça de muita gente e agora é cada um por si.

Beijinho e um bom Natal.

Anonymous said...

tb adoro o natal! bom Natal! bjs

Anonymous said...

Feliz Natal :))

beijinhoss

Soleil ♥ said...

O espírito natalício anda no ar ^^
Espero que tenhas um Feliz Natal!

Beijinhos*

opinião própria said...

Um excelente Natal para ti. Muitos beijos...

marco said...

UM BOM NATAL!

Bells said...

Feliz Natal!!!!!!!

Su m said...

Parece-me um Natal perfeito.

Beijinhos e boas festas em familia.
E boa sorte com a barba do teu avô.

M. said...

Feliz Natal querida!

Beijinhos*

Daniela said...

Parece ser tão bom :)

Beijinhos e bom natal!**

Girl in the Clouds said...

Beijinhos!! Feliz Natal!!

Pinkk Candy said...

Desejo-te um FELIZ NATAL e tudo, tudo de bom! :-)

kiss

Eterna aprendiz said...

Isso é que é um Natal vivido em União e Amor :)

Beijinho Olhos Dourados!

Natal mui Feliz :)

Carla said...

Feliz Natal para ti e para toda a tua família !!

bj

Brida said...

Feliz Natal! :)

Fátima Santos said...

Celebras um Natal como deve de ser, perfeito! ;) BOM NATAL

Unknown said...

O m eu tb e mais ou menos assim...com o contra que trabalhei hj....e foi um daqueles dias.....

Feliz Natal

Anna said...

O teu Natal soa-me absolutamente maravilhoso!! Espero que este ano seja como sempre! Aproveita bem!!

Um Natal muito doce para ti!*

Anonymous said...

Feliz Natal..
Que Deus continue sempre a te iluminar.
Bjs, Bjs!!!

ADEK said...

Parece-me perfeito:D*

Cat said...

Ainda bem! Então, bom resto de Natal! :D

Green said...

Além de já vir com algum atraso, feliz natal!