Wednesday 17 March 2010

Eu questiono-me. Será que todos os idosos são assim?

Quando era pequena via a o meu avô uma vez por semana, ou de 15 em 15 dias. À medida que fui crescendo cada vez o via menos vezes. Não tenho grandes memórias de afecto por parte dele. Ele sempre foi muito rude com todos.

Eu e o meu avô chocamos muito um com o outro porque ele ainda tem aquela mentalidade da idade da pedra e não dá o braço a torcer. Mas eu consigo ser muito mais teimosa, daí os nossos choques.

O meu avô tem a mania que quem é mais velho é quem manda e é quem sabe tudo em qualquer situação. Então não lhe cabe na cabeça como é que eu posso estar a ensinar alguma coisa ao meu pai.
O meu avô tem a mania que pode estar a falar por cima dos outros, mesmo quando lhe dizem que não pode ser, que tem de deixar ouvir primeiro, e depois se quiser pode falar.
O meu avô come com a boca aberta e tosse para cima da comida dos outros.
O meu avô não vota porque acha que aquilo não serve para nada.
O meu avô quer lá saber se recebe cartas da segurança social. Prefere não receber a reforma durante um mês do que ter trabalho de lá ir.
O meu avô acha uma estupidez preocupar-se com um mundo verde, ou com os problemas sociais, porque está-se a marimbar para os outros.

E não adianta dizer-lhe nada, porque ele é que sabe.

28 comments:

Bailarina said...

Isso é muito normal nos nossos avós... Se bem, que me posso gabar que os meus avós são muito mente aberta...
Bjinho*

Last Angel said...

Os idosos são mesmo assim, têm necessidade de mostrarem uma autoridade que há muito deixaram de ter. Talvez um dia sejamos como eles, não sei!

D* said...

Um dos meus avôs é parecido com o teu em algumas coisa, difere no facto de falar por cima dos outros, é muito calado, gosta mais de ouvir, e só tem preguiça de ir ao medico...de resto.. é um avô espectacular!!!

Su m said...

O facto é que a mentalidade é outra - outros tempos - mas também vai da própria pessoa, acho eu.

Me said...

Fico contente por saber que tenho um avô que é o oposto do teu...

Por outro lado fico triste por ti. E não é por tudo o que enumeraste ao longo do texto mas logo pelo primeiro parágrafo: ausência de memórias de afecto...

Bisouxxx

Brown Eyes said...

O.D. o teu avô sempre foi assim. Não tem nada a ver com idade tem a ver com feitio e há por aí muita gente jovem com o feitio do teu avô que darão velhos rabugentos. São pessoas prepotentes, conhces muitos não? Eu conheço infelizmente. Beijinhos

Rita P Faleiro said...

Não sei.. eu perdi o meu avô quando tinha 5 anos, e as poucas memórias que tenho dele são excelentes.

Mas acho que se pode dar o caso de ser apenas o teu avô a ser teimoso, porque conheço muitos outros idosos que não são assim.. nomeadamente a minha tia, irmã da minha avó =)

gatafunha said...

Não são só os idosos que são assim, vemos mentes assim com várias idades.

Acredito que não seja fácil lidar com um idoso assim porque eles tendem a ser difíceis...

Purple said...

Existem muitos idosos assim, tem a ver com a educação que tiveram e com os tempos em que viveram.

O meu por exemplo é do melhor, canta (não muito afinado), recita poesia, conta histórias do arco da velha, tudo para chamar a atenção.
E quando consegue é vê-lo todo orgulhoso.

Enfim, sabemos lá nós como seremos com 70/80 anos (eu devo ser dificil de aturar).

Beiju

Sarokas said...

olha que não são só os idosos tenho alguns exemplos de pessoas conhecidas(felizmente não familiares!)que são assim...

Patricia Silva said...

Como a Brown te disse o teu avó foi assim desde sempre, não tem nada a ver com a idade. Só tenho uma avó viva e ela é uma amor (chata, mas amor), os outros já não estão cá tb eram assim. Por isso não tem nada a ver com a idade e sim com os feitios.
Tenta ter paciência.
Bjocas
Patty

B. said...

Há pessoas assim de todas as idades. Não são nada fáceis de lidar, mas são "nossos" e temos que tentar compreender, embora eu perceba que não seja nada fácil!

siceramente said...

Os mais velhos passaram por tempos difíceis, uns ficaram duros como as pedras de tanto que sofreram para poder comer, outros ficaram amáveis, procurando para os próximos tudo o que eles não conseguiram ter.
Tive dos dois tipos, infelizmente já morreram todos.

M. said...

Infelizmente muitos idosos pensam como o teu avó! Graças a Deus o meu não é assim porque se fosse confesso que me chateava!

Beijinhos*

Marisa said...

O meu avô tinha uma mentalidade á moda dele, mas era aquela pessoa que podiamos conversar durante horas, sem nos cansarmos.
Infelizmente partiu á 1ano e meio, mas ainda hoje sinto a sua falta

anf said...

é uma questão de feitio

Verinha said...

Paciência, é preciso muita paciência...

Lia said...

não serão todos assim, mas falam do cimo da sabedoria que acham ter adquirido...

Jo said...

Nem todos são assim. O meu avô por exemplo, é das pessoas que mais se preocupa com questões como a reciclagem. Mais do que muito pessoal jovem!
Acho que os mais velhos muitas vezes têm a tendência de pensar que "eles é que sabem" porque já viveram muito, mas ainda vai havendo pessoas mais velhas que sabem que também têm algo a aprender com os mais novos ;)

Patrícia said...

Acho que a minha avó é pior. lol

AvoGi said...

esse avô é retrogrado

Sónia said...

Ós avós são todos diferentes porque todos nós somos diferentes mas têm uma coisa em comum: o tempo que viveram, não vale a pensa bater de frente com eles, mais vale levá-los com uma gargalhada. não é agora com esta idade que vou ensinar aos meus que não podem ser homofóbicos... mas bem que lhes posso dizer olhe avô algum dia ainda lhe apresento uma namorada e rir a seguir.

No fim de contas é aprender com eles o que temos a aprender que eles, depois há uns mais receptivos outros menos, mas isso é como qualquer pessoa de qualquer idade. Eu adoro os meus avós! adoro ouvir as suas histórias, ir à praia com eles e não há cá desentendimentos mesmo que cada um fique na sua, o importante é uma gargalhada final de parte a parte ;)

Alex Page said...

Ui! Essas pessoas são o tipo de pessoas que mais me chateia. Isso é mesmo mau. Felizmente não tenho que aturar muita gente assim... tambem conheço. mas essas pessoas raramente vejo... felizmente.

Unknown said...

Mas nem tds sao assim......os meus avos por acaso tambem sao mais ou menos....Mas conheco alguns que sao emsmo mesmo....fixes!!!

' Claudjinha said...

quase todos os velhotes são assim. há que dar o desconto.

Madalena said...

Nem todos são assim, os meus avós são o oposto de tudo isso q tens aqui ....embora eu saiba q há mts assim como dizes ;)

Eterna aprendiz said...

Oh coitadinho... :) ainda vais ter saudades dessas zangas :**

Rita Moura said...

Tens de ter paciência com ele.. ; ) ***